O que é?
A angina estável é uma dor ou desconforto no tórax, epigástrio, pescoço, mandíbula, ombro, costas ou membros superiores que dura até 30 minutos.
A angina estável é uma dor ou desconforto no tórax, epigástrio, pescoço, mandíbula, ombro, costas ou membros superiores que dura até 30 minutos.
A dor na angina normalmente aparece ou piora com prática de atividade física ou estresse emocional e diminui quando para a atividade ou a razão do estresse. A angina normalmente é um sintoma de que uma artéria que nutre o coração está parcialmente entupida essa situação é chamada de Doença Arterial Coronariana - DAC, podendo ainda ser alguma outra doença do coração, apesar de não ser muito comum.
Se as dores durarem mais de 30 minutos, se tornarem mais frequentes, aparecendo ás vezes mesmo em repouso ou demorarem a parar mesmo quando se para com a atividade física é um sinal de que ela pode estar piorando ou pode ser sinal de que há alguma outra complicação cardíaca, como por exemplo um infarto do coração.
Vale ressaltar que há várias situações de dor torácica ou sintomas manifestados nas regiões habituais da angina que possuem outros diagnósticos, tais como alterações relacionadas ao estômago, pulmão, e parede torácica. Por isso na presença destes sintomas você deve procurar o médico, caso o motivo da dor não seja cardíaca, as orientações presentes a seguir não se aplicam ao seu caso.
Além do medicamentos e da cirurgia que pode ser indicada a depender da gravidade do caso, é recomendável o tratamento através de exercícios, e para isso você vai precisar da avaliação e orientação de um fisioterapeuta.
Exercícios contínuos, envolvendo
grandes grupos musculares, como caminhada, caminhada alternada com corrida
leve, ciclismo, natação, ginástica aeróbica, são adequados para
condicionamento cardiovascular. Para casos de pessoas que tem alguma limitação
que impede o exercício ergométrico de pernas, equipamentos especiais podem ser
empregados para atividade ergométrica com os braços ou para pessoas cuja as
atividades profissionais ou de lazer exija mais trabalho braços.

O treinamento de força também pode trazer bons resultados para algumas pessoas com angina. Exercícios para ganho de força muscular são normalmente realizados utilizando um esquema de treinamento em circuito, nesse método a pessoa pode praticar entre 10 a 12 exercícios diferentes fazendo de 10 a 12 repetições com peso ou resistência que lhe seja confortável. Os exercícios que envolvem movimentos cotidianos e amplos é uma boa alternativa para reduzir problemas ortopédicos e aumentar o envolvimento do paciente no tratamento.
A reabilitação cardíaca deve ser realizada pelo menos 3 vezes por semana em dias não seguidos, cada sessão deve durar de 40 a 60 minutos, incluindo alongamento e aquecimento no início e alongamento e desaquecimento ao fim da sessão.
A intensidade do exercício será determinada através de avaliação minuciosa realizada pelo fisioterapeuta.

Comentários
Postar um comentário